Quando pensamos em atividade física após uma determinada idade, várias questões surgem em nossa mente como por exemplo:
- Nunca fiz atividade física…como iniciar?
- Qual a atividade física ideal para a minha idade?
- Tenho alguns desafios adicionais decorrentes da minha idade, posso fazer atividade física?
Este artigo pretende, de forma simples e didática, tirar algumas dúvidas e contribuir para que possamos, através da atividade física, entre outros hábitos saudáveis, melhorar nossa qualidade de vida e bem-estar.
A importância da atividade física na terceira idade
Conforme a população brasileira aumenta a expectativa de vida, torna-se cada vez mais importante ficarmos atentos para hábitos que possam nos ajudar a usufruir dos anos que temos pela frente de maneira saudável e com alegria.
A atividade física é parte de um conjunto de soluções que tem um valor significativo neste processo de incremento de qualidade de vida e bem-estar. Seja contribuindo para o fortalecimento da musculatura, ajudando na redução da pressão arterial e do peso, e até mesmo na melhoria do bom humor.
Os benefícios dos exercícios
É fato que a inclusão de uma rotina correta de atividades físicas faz parte de uma de séria de medidas recomendadas por especialistas para que tenhamos uma vida mais longa, plena e repleta de prazer.
Além disso, outros benefícios dos exercícios físicos incluem melhoria do sistema cardiorrespiratório, prevenção da perda óssea e ajuda no combate de problemas ligados a doenças como diabetes, Alzheimer e Parkinson, entre outras.
Se você ainda não pratica atividade física, é muito importante fazer, antes de iniciar, uma avaliação médica que irá ajudar a entender seu momento atual, seus potenciais desafios ou limitações e dar tranquilidade para que a escolha da atividade seja a mais adequada às suas condições. Desta maneira, a prática de exercícios não será vista como algo penoso, e sim prazeroso.
Outra recomendação importante é iniciar este processo de maneira moderada e com cautela, respeitando suas condições atuais e seus limites. Com o tempo e a inclusão do hábito, novas experiências podem ser incluídas, aumentando a quantidade de opções e gerando outras oportunidades de escolhas.
Procure sempre a orientação de um profissional qualificado de educação física. Não buscar a ajuda destes profissionais pode levá-lo a cometer alguns erros naturais em iniciantes e prejudicar sua saúde ao invés de proporcionar benefícios.
Em breve vamos preparar outros artigos sobre alguns tipos de atividades recomendadas para iniciantes e para quem já está acostumado à prática de exercícios físicos.
Além disso, reforçamos a sugestão de incluir a atividade física na sua rotina e usufruir de todos os ganhos que isto pode proporcionar.
Nunca é tarde para começar!