A catarata é a opacidade natural que acontece no cristalino, lente interna do olho, com o avanço da idade. Isto dificulta o paciente de realizar tarefas do dia a dia, como trabalhar, ler ou dirigir. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a catarata é a principal causa de cegueira no mundo. A boa notícia é que, a cegueira causada pela catarata é reversível.
No guia rápido de hoje vamos abordar as principais informações sobre a doença, incluindo seus sintomas, fatores de risco e maneiras de tratamento. Continue acompanhando!
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da catarata pode ser feito através de um exame de rotina no oftalmologista, e os principais sintomas incluem: visão embaçada, dificuldade de dirigir à noite devido à iluminação e mudanças frequentes na prescrição de óculos.
Fatores de risco para a Catarata
Vale ressaltar que esta doença é um processo natural do envelhecimento ocular, porém, pode também acontecer, de forma mais rara, em crianças. Por isso, alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento da doença: envelhecimento, diabetes, trauma ocular, uso inadequado de corticoides, inflamação ocular de repetição, superexposição à radiação ultravioleta.
Como prevenir?
É essencial tomar alguns cuidados para prevenir o aparecimento da doença ou até mesmo o agravamento e perda da visão. Por isso, o mais indicado é realizar exames oftalmológicos com regularidade. Além disso, jamais utilize colírios ou utilize medicamentos (principalmente corticoides), sem receber a devida recomendação médica.
Vale ressaltar, que o consumo elevado de bebidas alcoólicas e o tabagismo afetam diretamente a saúde da visão, e devem ser evitados, principalmente na terceira idade.
Desse modo, a prática de atividades físicas moderadas somada à uma alimentação saudável é essencial para manter o peso, evitando a obesidade. Além disso, utilizar óculos de sol com a devida proteção aos raios UV é uma prática recomendada para evitar e reduzir a exposição desnecessária e proteger a saúde da vista.
O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico, um procedimento rápido, realizado através de técnicas modernas e seguras.
Se você gostou do nosso guia rápido de hoje e quer continuar aprendendo sobre a saúde dos olhos, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o Glaucoma.