A Receita Federal divulgou no final de fevereiro as datas de Declaração do Imposto de Renda, além das novas regras para os contribuintes. Apesar das novas regras, os contribuintes ainda podem doar parte do seu imposto para o fundo de auxílio aos maduros.
Ainda este ano, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa disse que continuaria conveniada à Receita Federal para que o contribuinte pudesse destinar parte do seu Imposto de Renda aos fundos da secretaria.
Para a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, é possível destinar até 3% dos impostos, enquanto Pessoas Jurídicas podem doar até 1%.
No que diz respeito à 2021, a soma das doações para o fundo ultrapassou o valor de R$ 50 milhões de reais, de acordo com o secretário Antônio Costa. A expectativa é que esse valor seja ainda maior em 2022.
O que é o fundo de auxílio ao idoso?
Instituído pela Lei Nº 12.213, esse fundo de auxílio visa garantir os direitos básicos dos os maduros, sendo um incentivo fiscal ainda pouco conhecido por muitas pessoas e empresas.
Apesar disso, é bastante importante para que nossos seniores tenham acesso e direito a muitos serviços e também aos atendimentos, priorizando, assim, a sua saúde e também qualidade de vida.
O secretário Antônio Costa disse que o dinheiro viabiliza conselhos e fundos municipais e estaduais que são voltados para esse público, além de contribuir para as instituições de longa permanência, como os asilos.
“Sozinha, a União não conseguirá vencer esse grande desafio”, falou o secretário.
Com a doação do Imposto de Renda, é possível tirar várias ideias do papel e trazer soluções, como compra de equipamentos hospitalares, melhoria em cuidados paliativos e muitos outros. Para entender melhor sobre as leis de incentivo, clique aqui!
Os fundos de auxílio podem variar de acordo com o município ou Estado, já que possuem a liberdade para se adaptarem conforme a necessidade de cada região. Por isso, busque por fundos de auxílio na sua região e entenda como funcionam, onde o dinheiro é aplicado, entre outras questões.
E não esqueça de doar parte do seu Imposto de Renda para o fundo. Isso ajuda milhares de maduros anualmente a terem direitos básicos, maior dignidade e uma vida mais tranquila.