O Portal da Terceira Idade foi criado em 2006 e, desde então, uma das suas principais campanhas está relacionada com a violência contra os seniores em todo o Brasil. Ao longo dos seus mais de 15 anos de existência, o portal busca conscientizar a população sobre a importância desse tema.
Com a ajuda de advogados especializados em direitos dos mais velhos, denúncias vindas de todo o Brasil são recebidas no portal e analisadas. O reconhecimento é internacional, já que a Associação Cidadão Brasil, mantenedora do Portal Terceira Idade, foi eleita representante oficial no Brasil da Organização Internacional para Prevenção de Abusos contra Idosos (INPEA – International Network for the Prevention of Elder Abuse). Esse órgão foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e congrega mais de 100 países na luta contra o abuso aos seniores.
Essa nomeação foi feita formalmente em 2014 em Washington (DC), onde fica a sede da organização!
Atualmente, o Portal da Terceira Idade conta com o apoio de inúmeras entidades do setor, como o MPF (Ministério Público Federal), a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, a ABG (Associação Brasileira de Gerontologia) e também a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
INPEA e a luta da violência contra o sênior
Também em 2006, o INPEA criou o Dia Mundial Contra a Violência à Pessoa Idosa (World Elder Abuse Awareness Day) em parceria com a ONU e a OMS (Organização Mundial de Saúde), uma data que é comemorada anualmente no dia 15 de junho.
O objetivo do dia foi, principalmente, conscientizar mundialmente, de forma social e política, a existência da violência contra o idoso, sem normalizar esse tipo de ação na rotina da população, apresentando formas de prevenção. Desde então, a ONU reconhece essa violência como uma violação aos direitos humanos.
O Órgão é reconhecido internacionalmente e participa ativamente de diversos movimentos de combate a violência contra os seniores.
Como denunciar a violência contra o sênior para o Portal da Terceira Idade?
A denúncia pode ser feita de forma simples e anônima! Denunciar é essencial para acabar com a violência e garantir maior bem-estar e respeito aos nossos seniores.
É possível denunciar casos de violência na família, entre os amigos e até mesmo vizinhos. O anonimato gera maior segurança para quem denuncia e assegura que o caso seja devidamente averiguado.
Para denunciar, é só clicar aqui. Você será redirecionado para uma página do Portal da Terceira Idade, para falar com os advogados. Na plataforma, você preencherá seus dados pessoais e poderá descrever a violência que o sênior está sofrendo. É possível separar o assunto por:
- Aposentadoria, Previdência ou Revisão de Benefícios
- Gratuidade nos Transportes Públicos
- Remédios de Alto Custo (dificuldade para obtenção)
- Pensão Alimentícia contra os avós
- Planos de Saúde
- Auxílio Doença e BPC-LOAS
- Abuso ou Maus Tratos à pessoa idosa
- Desaparecimento de pessoa idosa (familiar ou conhecido)
- Testamento
- Ou outro assunto
Não fique quieto, denuncie! O bem-estar de uma pessoa mais velha pode estar na sua mão e é nosso dever, como cidadão, denunciar violências contra os seniores.
Para saber mais sobre o Portal da Terceira Idade, sua atuação e outras informações, clique aqui.
A Goldies Saúde Integrada apoia a denúncia da violência contra seniores e contribui diariamente para oferecer maior qualidade de vida e respeito aos mais velhos.