Introdução
Além de ser uma doença preocupante durante toda a vida, a obesidade em seniores também ganha relevância. De acordo com o Ministério da Saúde, na última década houve um aumento de 26% de seniores obesos, em que 16,7% são mulheres e 8,7% homens.
Na prática, a obesidade está diretamente relacionada a várias doenças crônicas, bem como a distúrbios emocionais e funcionais. É um problema de saúde pública que deve ser levado a sério, principalmente na terceira idade, com as inúmeras mudanças que os seniores passam com a chegada do envelhecimento.
Além de por si só ser um grande problema, a obesidade em seniores pode acarretar em diversas doenças aos mais velhos, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, câncer, depressão, distúrbios do sono, colesterol, artrose e muito mais.
Portanto, é importante cuidar da saúde de forma completa, evitando a obesidade e todas as consequências que ela traz para os seniores.
Quer saber mais sobre cuidados com os mais velhos e monitorar a saúde dos seniores? Baixe o app da Goldies Saúde Integrada e tenha na palma da mão todo o histórico de saúde da sua família! Clique aqui e saiba mais!
Por que é importante se preocupar com a obesidade em idosos?
Naturalmente, o envelhecimento causa diversas mudanças no corpo dos seniores. Algumas delas tornam o aparecimento de certas doenças mais suscetível e, por isso, é importante cuidar da saúde para evitar as mais variadas patologias, inclusive a obesidade.
A maior dificuldade de absorção de nutrientes é uma dessas mudanças, o que pode gerar algumas complicações em questões alimentares, necessitando de maior atenção nesse ponto. Além disso, o envelhecimento por si só também traz ganho de peso, que pode ficar descontrolado quando não é dada a devida atenção a isso.
Após os 65 anos, a tendência é que a quantidade de gordura corporal seja maior que a de massa muscular, já que esta última é perdida por conta do envelhecimento. Assim, é importante buscar maneiras de equilibrar ambos, algo capaz de ajudar no fortalecimento do corpo e no melhor controle da obesidade em seniores.
Quais as principais causas da obesidade em idosos?
Existem diversas causas que podem levar um senior a ser obeso. Abaixo, listamos as principais e mais comuns, confira!
Sedentarismo: o gasto calórico é menor quando se faz pouca atividade física na rotina. De acordo com a OMS, o ideal são 150 minutos de atividade aeróbica moderada por semana ou então 75 minutos de aeróbica intensa.
Má alimentação: consumir excessivamente produtos ultraprocessados, ricos em sódio e açúcar e de baixo valor nutricional também é uma forma dos seniores desenvolverem a obesidade.
Problemas hormonais: quando os níveis de cortisol e de hipotireoidismo são altos, existe uma chance maior de ganho de peso, o que favorece a obesidade.
Genética: pessoas com parentes obesos que sejam de grau próximo (pais e avós, por exemplo) podem ter genes que oferecem predisposição à obesidade.
Transtornos psicológicos: problemas como a depressão e ansiedade podem levar o indivíduo a comer mais produtos calóricos, além de poder diminuir a frequência em que o exercício físico é feito.
Uso de medicamentos: alguns medicamentos podem favorecer o acúmulo de gordura e a retenção de líquido.
Problemas neurológicos: algumas lesões no cérebro, como no hipotálamo, favorecem o acúmulo e aumento de gordura corporal, o que, sem controle, pode levar à obesidade.
Os riscos da obesidade em idosos para a saúde
A obesidade em seniores traz diversos riscos para a saúde dos mais velhos, já que pode favorecer o aparecimento de diversas doenças que impactam na sua qualidade de vida e bem-estar.
Alguns dos principais riscos que a obesidade oferece são:
- Perda de equilíbrio devido ao acúmulo de peso (favorecendo quedas e, consequentemente, fraturas);
- Aumenta a pressão arterial, o que pode causar AVC, infarto e outras complicações à saúde;
- Favorece o aparecimento de artrites, já que é uma doença inflamatória;
- Resistência à insulina, uma das principais causas do diabetes.
Além disso, e de todas as doenças já mencionadas que podem ser causadas pela obesidade em seniores, ainda é importante destacar:
- Asma: uma das possíveis causadoras da asma é a reação do corpo à leptina, uma proteína que é produzida principalmente pelo tecido adiposo (células responsáveis pelo armazenamento de gordura).
- Apneia do sono: é um problema que causa barulhos e interrupções durante o sono, comprometendo toda a sua qualidade. O excesso de peso é um dos fatores que favorecem o aparecimento da doença, já que dificulta a passagem de ar pelas vias respiratórias.
Como tratar ou prevenir a obesidade em idosos?
A forma mais efetiva de tratar ou prevenir a obesidade em seniores é com a realização de atividades físicas e uma alimentação balanceada recomendada pelo médico, normalmente o geriatra junto do nutricionista ou endocrinologista.
A dieta, bem como quais exercícios e sua quantidade, dependerá da condição de cada sênior, embora, como já dito, a OMS tenha recomendações de quanto tempo de exercícios por semana uma pessoa acima de 65 anos pode fazer.
Conclusão
A obesidade em seniores pode ser prevenida de forma eficiente e bastante assertiva com a ajuda de uma alimentação balanceada e a realização de exercícios físicos regularmente. Ainda, quanto mais cedo os hábitos saudáveis começarem, mais fácil será manter essas ações durante o envelhecimento, que é capaz de prevenir não apenas a obesidade, mas muitas outras doenças – causadas ou não por esta.
Além disso, é importante que os seniores visitem o médico regularmente para atestar a sua saúde, fazer exames de rotina e, se necessário, iniciar tratamentos, conforme cada quadro em específico.
A melhor forma de combater qualquer doença é a prevenção. Portanto, incentive seus pais a se manterem saudáveis para evitar o aparecimento de patologias e garantir uma vida saudável, feliz e longa!
Seus pais já têm todos esses cuidados na rotina? Conte pra nós!